quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cromoterapia no dia-a-dia !


A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, sendo este a fonte natural de toda a energia luminosa. Já as cores são o resultado das variações da frequência das ondas da luz emitida pelo Sol. Cada cor tem o seu comprimento de onda específico, portanto cada comprimento de onda actua no nosso cérebro de forma diferente. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito, como é o caso do violeta. Por outro lado comprimentos de onda mais longos como o do vermelho resultam num efeito de maior excitação. Como é visível na figura as sete cores do arco íris são as seguintes: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. As três primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas três são as cores frias.


Como podemos utilizar esta terapia na nossa vida, e em que casos o podemos fazer?

Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação a cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo.

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e t
er uma atitude mental positiva e optimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.

Bronquite
:
Respirar a cor laranja e tomar sumo de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdómen, por 10 a 15.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Conju
ntivite:
banhos de luz azul e violeta.

Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdómen.


Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.

Falta de apetite:
banhos de luz laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Irritabilidade: Banhos de luz verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquidão:
Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.


Para fazer água solarizada basta revestir um copo transparente com água, num papel celofane da cor pretendida. Desta forma, deixe-o exposto ao Sol durante a manhã e todo o comprimento de onda de luz que atravessa a água será da cor pretendida, e o líquido fica carregado com a energia correspondente a essa cor . O tempo de exposição varia conforme a intensidade do Sol.
Podemos ver este processo na imagem ao lado.



Podemos então aplicar a cromoterapia no nosso dia-a-dia, pois as cores encontram-se sempre presentes na nossa vida. Verificamos a veracidade desta afirmação tanto a nível da decoração da casa, como no vestuário, nos alimentos, nas plantas...


Neste caso, o quarto foi decorado com duas cores: o laranja e o branco. O branco, é a união de todas as cores, e por isso a combinação perfeita das frequências coloridas. Esta cor mantém o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos visto que proporciona ao ser humano calma, leveza, paz.
O laranja é uma cor quente, e por isso estimulante aumentando o optimismo e o impulso sexual. Faz abrir a mente, e torna-a receptiva a novas ideias.
Portanto quem escolher este tipo de decoração pretende ter os dois efeitos.


Verdes. A cor verde traz um sentimento de renovação, proporciona a calma, faz baixar problemas emocionais, activa o crescimento das crianças, revitaliza os órgãos dos sistemas digestivo e urinário ...
Esta é a cor do equilíbrio, e daí a sua importância.



Fonte:

http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/cromoterapia/1502-cromoterapia-a-cura-das-cores

sábado, 19 de dezembro de 2009

Técnicas Utilizadas na Cromoterapia




Qualquer pessoa pode aprender e praticar a Cromoterapia, mas na realidade ela é muito mais que uma aplicação de luz determinada sobre um ponto do corpo. Por não haver necessidade de poderes especiais para a prática desta técnica, aqui ficam algumas das técnicas utilizadas na Cromoterapia.


Luz de Lâmpadas Coloridas

Nesta técnica utiliza-se um bastão com uma abertura para lâmpada, escolhe-se uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.
Aplica-se em movimentos circulares, no sentido horário (ou seja dos ponteiros do relógio), numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um período de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.

• Aplicação da luz azul para problemas musculares e tratamento das articulações;
• Aplicação da luz amarela para tratamentos do fígado;
• Aplicação da luz verde para infecções.


Alimentação Natural

Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem a sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos seleccionar alimentos que têm a sua cor relacionada com o tratamento de cromoterapia que está a realizar.

Por exemplo: Se estiver a fazer o tratamento com a cor amarela, procure ingerir mais alimentos com essa tonalidade.


Mentalização das Cores

Se tivermos uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.


Contacto com a Natureza

Como o nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, é necessário que esvaziemos a mente do stress diário, para isso, o contacto com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.



Fonte:

http://www.guardioesdaluz.com.br/cromoterapia.htm

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Significado das Cores















Vermelho
- Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.


Amarelo - Transportador de energia positiva, estimulante e inspirador, pode-se utilizar pois fortalece os nervos e estimula a actividade mental. Actua também na pele, melhorando a sua textura, limpando e curando cicatrizes e outros problemas de pele. É também utilizado no tratamento do reumatismo e da artrite, pois ajuda na dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações.

Verde - O verde é óptimo para equilibrar as energias positivas e negativas das pessoas. Pode assim equilibrar as três partes do nosso ser, o corpo, a mente e o espírito , criando assim um todo. O verde possui grandes propriedades anti-sépticas, o que torna muito útil em infecções, para desintoxicações e em alguns casos de doenças do coração.

Azul - É uma excelente cor para tratar a doença, o medo as palpitações e a insónia. Reduz a inflamação e é usado no tratamento da laringite, da garganta inflamada, da amigdalite e da papeira. Utiliza-se igualmente no tratamento de situações de choque, de picadas e dores de cabeça.

Anil- Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta - Pode fortalecer a estrutura de uma célula fraca e restaurar a energia. Trata-se de uma cor a utilizar no caso de perturbações psicológicas como a esquizofenia. Também é utilizada no tratamento de doenças do couro cabeludo e de todas as perturbações relacionadas com o sistema nervoso.

Face ás necessidades naturais do organismo, a cromoterapia surge, assim, como um instrumento para compensar as carências e os desiquilibrios quotidianos, possibilitando uma vida mais harmoniosa.



Fonte :

http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/cromoterapia/1502-cromoterapia-a-cura-das-cores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

História da Cromoterapia


Cromoterapia nasceu no antigo Egipto onde era usada com o tratamento médico. Os sacerdotes tratavam os doentes com as cores das flores e pedras preciosas, contudo esta técnica ficou adormecida; e só posteriormente surgiu como uma Medicina-energética na Grécia.

Embora se atribua ao antigo Egipto a descoberta da terapia cromo-espectral, foi na Grécia que esta ciência mais se desenvolveu, devido aos filósofos-médicos terem absorvido o conhecimento desta ciência médica herdada dos sacerdotes do antigo Egipto.



Foi através da helioterapia, que se deu início às práticas da actualmente conhecida cromoterapia, devido ao uso das radiações solares e dos seus componentes espectrais.
Pitágoras, que viveu na Grécia 500 anos antes de Cristo, já praticava este tipo de terapia. Hipócrates e Galeno, médicos gregos do início da nossa era, também conheciam as qualidades terapêuticas da luz, embora de maneira intuitiva.


Só mais tarde é que Aristóteles, afirmou que a luz se propagava em forma de ondas, sendo Ptolomeu quem descobriu o fenómeno da refracção, uma vez que a luz atravessa dois meios de natureza diferente, estes conhecimentos era desconhecidos às civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso de cores para tratamento de saúde.

No inicio do séc. XIX, com o grande salto de medicina convencional, a cromoterapia, bem como as outras terapias naturais foram esquecidas. No entanto, no final do mesmo século, Pancoast, no seu livro "A Luz Azul e Vermelha", ressuscitou essa técnica utilizando panos e pequenos pedaços de vidro azul e vermelho por onde passavam as luzes.

Actualmente a Cromoterapia é utilizada com óptimos resultados como auxiliar nos tratamentos de doenças físicas, emocionais e espirituais. Podemos ver na prática diária, por exemplo, a acção da cor como calmante, ajudando pessoas com insónias a dormir melhor. No campo físico, temos têm havido resultados excelentes no auxílio ao tratamento de tendinites, fracturas e todo o tipo de problemas ósseos.
Fontes:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=02606
http://www.espacomenteativa.org/Cromoterapia.php

sábado, 5 de dezembro de 2009

Bem-vindos ao mês Colorido


No mês de Dezembro vamos falar sobre a Cromoterapia.

A cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças.
As diferentes cores alteram ou mantêm as vibrações do corpo para ser possível obter equilíbrio mental, espiritual e emocional. Esta pode ser aplicada no dia-a-dia, com o uso de roupas com determinadas cores para assim atrair um específico tipo de vibração.
Brevemente iremos mencionar os efeitos das cores no ser humano, a história, e algumas técnicas utilizadas nesta terapia.




Publicação na Escola


Também publicamos na nossa escola aspectos importantes acerca do tema do mês de Novembro.